Na última terça-feira (08), aconteceu a Etapa Regional do Ceará da segunda edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, que reconhece os municípios do Estado do Ceará que estão em destaque dentro de pilares ligados diretamente à gestão pública. Dentre os 184 municípios cearenses, São Gonçalo do Amarante esteve como finalista juntamente com outras 15 cidades cearenses, com 30 mil até 100 mil habitantes.
São Gonçalo do Amarante venceu a categoria com o pilar “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”, na segunda edição do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022. O Prefeito do município de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Ferreira Teles, esteve presente para receber o prêmio na cerimônia da Etapa Regional do evento, que ocorreu na Assembleia Legislativa do Ceará.Vale lembrar que este prêmio não é novidade para o município. Na 1ª edição da premiação, em 2021, São Gonçalo do Amarante obteve destaque e reconhecimento ao vencer os pilares de Eficiência fiscal e transparência e o pilar Educação, onde em ambos o município conquistou o primeiro lugar. Na categoria principal da premiação, São Gonçalo conquistou o pódio de segundo lugar, ficando atrás somente da cidade de Ubajara.
O Prêmio Band Cidades Excelentes, que é uma realização do Grupo Bandeirantes de Comunicação, com apoio da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e em parceria com o Instituto Aquila, tem como objetivo reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. Com um instrumento avançado de análise utilizado na avaliação e julgamento da premiação, são reunidas através do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) informações públicas atualizadas de todos os municípios do país.
Em quase dois anos de gestão, São Gonçalo do Amarante permanece sendo reconhecido dentro do estado do Ceará e a nível nacional através da premiação. Os pilares avaliados no Prêmio Band Cidades Excelentes são os seguintes: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública e, por fim, Sustentabilidade. Com a premiação deste ano, visualizamos que São Gonçalo possui indicadores positivos em relação ao salário médio mensal, população ocupada, taxa de homicídios, taxa de mortes por armas de fogo, taxa de mortes no trânsito, PIB per capita, Índice de Gini da renda domiciliar per capita, percentual de pobres na população, jovens entre 18 e 20 anos que completaram o ensino médio e pessoas com 25 anos ou mais que completaram o ensino superior.
Veja mais acessando: https://saogoncalodoamarante.ce.gov.br/portal/