(Foto: Ascom PMSGA)
Chegou a hora de vacinar as crianças menores de 5 anos contra a paralisia infantil.
Crianças menores de 1 ano devem atualizar a caderneta de vacinação, enquanto as crianças de 1 a 4 anos devem receber uma única dose da vacina.
A campanha teve início no dia 27 de maio e segue até o dia 14 de junho, leve sua criança no posto de saúde mais próximo e garanta a vacinação.
É importante sempre manter o calendário de vacinas em dia, aasim evitará futuros problemas de saúde com suas crianças.
O principal método contra a doença de Poliomielite é a vacina.
A poliomielite é transmitida por água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada.
Muitas pessoas infectadas com o poliovírus não ficam doentes nem apresentam sintomas. No entanto, aquelas que ficam doentes desenvolvem paralisia, o que pode ser fatal.
O tratamento inclui repouso, analgésicos e ventiladores portáteis.
O que a paralisia infantil causa?
Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.http://whizzy.wig/mark
Quais tipos de paralisia infantil?
Os três sorotipos do poliovírus provocam paralisia, sendo que o tipo I é o isolado com maior frequência nos casos com paralisia, seguido do tipo III. O sorotipo II apresenta maior imunogenicidade, seguido pelos sorotipos I e III. A imunidade é específica para cada sorotipo.
Wilson Matos
Jornalista DRT/CE 4529
Radialista DRT/CE 4636