Em um duelo aberto, com as duas equipes buscando o gol desde o início, Náutico e Fortaleza ficaram no empate por 2x2, na tarde deste sábado, nos Aflitos. A partida foi válida pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Pikachu fez os dois gols dos cearenses, enquanto que Jean Carlos e Eduardo Teixeira marcaram para os donos da casa.
Com duas vitória e dois empates, o Fortaleza segue na liderança do Grupo A. Agora com oito pontos e ainda invicto na temporada (só entra no Estadual nas quartas de final).
Já o Náutico, que teve o assistente Marcelo Rocha substituindo o demitido Hélio dos Anjos, passa a somar cinco pontos em quatro partidas. Podendo, no entanto, sair da zona de classificação do Grupo B ainda nesta quarta rodada. Com dois gols e muita movimentação, desnorteando o sistema defensivo alvirrubro, Pikachu foi o grande destaque do clássico nordestino.
O lado negativo ficou com o zagueiro pernambucano Camutanga. Cometeu o terceiro pênalti seguido na temporada. Os outros foram nas derrotas para Sport e Retrô.
Com a restrição de ter apenas 300 torcedores, devido ao protocolo sanitário do Governo do Estado, o Náutico preferiu não vender ingressos. Para evitar prejuízo financeiro maior. Com isso, os gritos de incentivo ficaram espalhados pelos prédios vizinhos ao estádio dos Aflitos, além dos dirigentes e funcionários do clube pernambucano. Fortaleza com três zagueiros. Náutico com três atacantes na maior parte do jogo. Mesmo assim, o Tricolor foi mais ofensivo, com Tinga deixando a posição de defensor com a posse de bola, ajudando na criação. Com os ponteiros Ewandro e Leandro Carvalho sem ajudar na recomposição, alvirrubros tiveram dificuldade para segurar o ataque adversários. Na segunda etapa, o Timbu chegou a abrir mão do terceiro atacante, passando a atuar cm três volantes. Depois retomou o esquema inicial. Tricolor não alterou a formação.
O duelo começou com o Náutico mais solto. Até abrir o placar, com Jean Carlos. Como os pernambucanos não conseguiram aproveitar a vantagem, o Fortaleza se organizou, passou a ter mais volume de jogo e chegou ao empate, num golaço de Pikachu. Depois os cearenses passaram a dominar o clássico e estiveram mais perto de chegar ao segundo.
Os visitantes voltaram melhor na segunda etapa, agora com volume de jogo também pelo lado esquerdo, após as entradas de Juninho Capixaba e Depietri. Até chegar à virada, com Pikachu, cobrando pênalti cometio por Camutanga. O Náutico, que havia trocado o terceiro atacante por um terceiro volante, foi para cima e chegou ao empate, com Eduardo. O duelo, então, seguiu equilibrado. Com chances para os dois lados.
As duas equipes já voltam a campo na terça-feira, também pelo Nordestão. O Fortaleza vai a João Pessoa, enfrentar o Botafogo, no Almeidão. Já o Náutico segue atuando nos Aflitos. Desta vez diante do Atlético-BA.